quinta-feira, 6 de março de 2014

Xadrez e a Isenção da Sorte

Pensando em qual seria minha próxima postagem, abro um largo sorriso quando lembro do xadrez.

Há dias venho concatenando as ideias para saber o que postar sobre xadrez. Posso discorrer sobre a origem. Ou como quando eu comecei. Quem me ensinou. Talvez sobre os grande mestres enxadristas que existiram. Ou as minhas técnicas e táticas num jogo.

O sorriso esmoreceu. Meus dentes, outrora radiantes, amarelaram-se. Eu quero ser sucinto, objetivo, claro e não prolixo como sempre sou, pois todo mundo sabe que demoro para falar, contando detalhes, os pormenores, o contexto, que  fico arrodeando, quem nem funcionários públicos estaduais em busca de uma margem para mais um novo empréstimo.

O que seria simples, fácil e rápido, começa a evoluir em dúvidas e angústias. Sei o bastante de xadrez para encher linguiça suficiente. Suas curiosidades. Partidas inesquecíveis. Sobre o quê escrever? Pronto! Escrevendo à sorte do destino, eis um tópico para ocupar esse post me surge como a primeira estrela do céu: Partidas Inesquecivelmente Curiosas.

Essa partida foi com um primo meu, juntamente com seu padrasto e mais um amigo meu. Nós quatro jogávamos naquele domingo em que Lula foi eleito pela primeira vez presidente do Brasil. Quem perde, voa. Após uma primeira partida suada contra o padrasto do meu primo, consagrando a minha vitória número um contra ele, quem jogaria depois? Meu primo bombado ou meu amigo beberrão? A força física sempre intimida força alcoólica. Então, meu amigo vai ao banheiro e no seu retorno eu já tinha vencido meu primo com o xeque-mate mais rápido que existe, sem saber. Dever de casa: pesquisem sobre o Mate do Louco. Ri alto, e muito, vendo a força física perder para a força da lógica, afinal não valia se meu primo dissesse que não tinha valido, ou não tinha graça ou qualquer coisa afim, a lógica da vez era irrefutável!

Ainda postarei mais sobre o assunto.

Ah, nesse dia venci 10 partidas consecutivas dos três...





2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa essa postagem! Mal posso esperar por 2015 e por sua próxima torrente de ideias nesse blog. Sério? Não!!! Que espécie de blogger é você, dando as graças (ou \des\) a cada ciclo elíptico terra-sol??

Anônimo disse...

Atenciosamente,
Robson Vieira.